O mercado de sistemas fotovoltaicos tem sofrido forte expansão no país. Esse crescimento acelerado atrai cada vez mais pessoas para o ramo. Contudo, para se destacar e ganhar dinheiro com energia solar, você precisa se especializar e saber vender seus serviços.
Por ser um mercado relativamente novo, o público-alvo tem muitas dúvidas, o que gera um processo de venda e negociação mais longo e com mais explicações.
Pensando nisso, preparamos um passo a passo com 8 dicas de como vender energia solar e ser bem-sucedido. Continue a leitura e confira!
Se pretende iniciar no meio fotovoltaico, o estudo constante deve fazer parte da sua rotina. O mercado é novo, por conta disso, é natural que ocorram mudanças e atualizações de forma recorrente.
Como futuro profissional na área, é de extrema importância ter conhecimento sobre as novidades que permeiam o universo dos sistemas fotovoltaicos, como as novas tecnologias e os regulamentos voltados ao tema.
Além disso, o assunto é complexo. Dominar as técnicas e ter conhecimento aprofundado sobre energia solar é fundamental para um serviço de qualidade e venda assertiva.
Por exemplo, podemos citar a Lei 14.300 que regulamenta a distribuição e o consumo de energia. Entender as tarifas da Lei 14.300 e como afeta tanto o consumidor quanto os integradores é muito importante para o profissional que deseja prestar um atendimento de excelência.
Existem três grandes áreas de atuação dentro dos sistemas fotovoltaicos. Tenha bem definido quais serviços faz mais sentido para você e para a sua empresa:
Venda de sistemas fotovoltaicos: nesse segmento, a empresa apenas vende os sistemas fotovoltaicos, mas o projeto e a instalação são terceirizados. Nesse modelo de trabalho, é muito importante ter parceiros que realizam os serviços para que possa indicar aos seus clientes;
Projetos de sistemas fotovoltaicos: para essa função, é necessário que o projetista seja engenheiro ou técnico elétrico. Isso porque o profissional será responsável por estudar o local e as superfícies, a logística de implementar o sistema e conectá-lo à rede. Depois de tudo pronto, é hora de apresentar o projeto para o cliente;
Instalação dos sistemas: venda feita e projeto aprovado, a última etapa é instalar o sistema fotovoltaico na residência ou na empresa. Tenha em mente que os insumos possuem custo elevado, então, caso opte por esse tipo de serviço, forme uma equipe altamente capacitada na área para que nada dê errado ou cause prejuízos.
Observe que cada etapa exige habilidades e investimentos diferentes. Faça um bom planejamento antes de definir o seu segmento!
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Definir um público-alvo é o primeiro passo para alcançar o posicionamento de marca e atrair clientes em potencial. Portanto, faça uma pesquisa de mercado para identificar potenciais públicos e necessidades da sua região.
É possível que, com as informações levantadas, você encontre diversos perfis:
Ainda na construção do perfil ideal, é importante entender quais são os objetivos com a instalação de módulos fotovoltaicos, como:
Quando entende quem é o seu cliente em potencial e quais são as necessidades dele, você consegue posicionar sua marca, conquistar espaço no mercado e aumentar as vendas!
Conhecer o seu produto é, de fato, peça fundamental para conseguir vender módulo fotovoltaico solar, fazer projetos ou instalação. Como vimos no item anterior, também se faz necessário conhecer o cliente.
Contudo, não basta conhecer de forma superficial, é preciso se aprofundar, se tornar um verdadeiro especialista em energia fotovoltaica. Além disso, é essencial conhecer a fundo o seu cliente, saber quais são as dores dele e como você pode solucionar esses problemas.
Esse conhecimento faz toda a diferença na hora da venda. Saber as vantagens do produto, como ele é produzido, como é instalado e como o cliente será beneficiado ao comprar um projeto de sistema fotovoltaico é uma excelente maneira de iniciar uma negociação e apresentar seu diferencial.
Apresentar as vantagens da energia fotovoltaica é um ponto importante da negociação. Não deixe de listar os benefícios de curto e longo prazo que o sistema traz para a residência ou empresa.
Aproveite esse momento e foque em vantagens que fazem sentido para o seu público-alvo. Por exemplo, se o seu cliente busca por marketing sustentável, fale sobre fonte de energia limpa e como sistemas fotovoltaicos contribuem com a sustentabilidade.
Feedbacks constantes são fonte de evolução e oportunidade de crescimento. Pense em formas de colher feedbacks dos seus clientes, tente alguma dessas sugestões:
Colha feedbacks sobre seus parceiros também. Entenda se o cliente está recebendo o mesmo atendimento de excelência que você entrega. Dessa forma, todos ganham a chance de melhorar, evoluir e desenvolver um alto padrão de qualidade.
Não deixe de acompanhar as mudanças de leis que regulamentam o mercado de geração distribuída. Com novas tecnologias, métodos e produtos, é comum que novas leis surjam. É importante que o profissional se inteire sobre as mudanças e as atualizações e mantenha a empresa regularizada.
É importante conhecer os acordos nacionais e internacionais de políticas que apoiam a expansão da energia fotovoltaica, um deles é a Aliança Solar Internacional que ajuda a enfrentar as dificuldades a respeito da difusão da energia solar no mundo.
De nada adiantaria conhecer o público-alvo e o produto a fundo se não analisar seus concorrentes! Compreender como o mercado está, oferecer preços competitivos e garantir diferenciais são passos para vendas bem-sucedidas:
Conheça seus concorrentes e busque fazer diferente e melhor. Seguindo esses passos, você com certeza irá se diferenciar!
Prospecte mais clientes de energia solar por meio de investimento em comunicação e estratégias bem definidas. Quando se trata de prospecção para energia solar, é preciso ter em mente que grande parte do público é antenado e está na internet. Portanto, é importante investir em marketing:
Invista em anúncios pagos: os anúncios trazem resultados a curto prazo e divulgam seus serviços para muitas pessoas que ainda não conhecem a empresa;
Inbound marketing: resultados de médio a longo prazo, é por meio do inbound marketing que a empresa mantém o relacionamento com quem demonstrou interesse nos produtos e ainda não efetivou a compra. Essa é uma estratégia muito utilizada em vendas de ticket médio alto;
Invista em SEO: apareça nas primeiras posições do Google de forma orgânica com as estratégias de SEO. Também é um método muito interessante para prospectar clientes, visto que quem pretende investir em energia fotovoltaica pesquisa bastante antes de decidir pela compra!.
A Edeltec possui mais de 13 anos de experiência no mercado. Unindo toda a sua expertise do ramo com soluções tecnológicas para que você entregue o melhor da energia fotovoltaica para os seus clientes. Entre em contato com a Edeltec, adquira os melhores produtos e aumente suas vendas!
Agora que você já sabe como definir seu público-alvo, escolheu o segmento e os serviços que vai oferecer e acompanhou várias dicas para alavancar suas vendas, continue no blog e confira o post sobre a tecnologia busbar presente nos módulos fotovoltaicos!