À medida que o número de instalações de usinas fotovoltaicas vem crescendo nos últimos anos, a preocupação com a segurança humana tem se tornado cada vez mais importante, especialmente no que diz respeito à segurança contra incêndios. Por isso, recentemente no dia 04/02/2025 foi publicada a "ABNT NBR 17193:2025 – Segurança contra incêndios em instalações fotovoltaicas — Requisitos e especificações de projetos — Uso em edificações", norma essa que resultou de uma solicitação do Conaci - Comitê Nacional de Combate a Incêndio - junto a uma preocupação dos corpos de bombeiros estaduais com a geração de energia dos módulos fotovoltaicos.
A norma técnica estabelece a obrigatoriedade do AFCI, assunto já tratado aqui em nosso blog, e também a obrigatoriedade do Rapid Shutdown (RSD). Mas antes de nos aprofundarmos no RSD, vamos falar um pouco sobre o funcionamento dos módulos fotovoltaicos.
Mesmo com as chaves de entrada de corrente contínua desligadas, enquanto o módulo fotovoltaico estiver sobre o efeito da luz solar ele estará convertendo energia de forma ininterrupta, e hoje existem sistemas cuja tensão em corrente contínua (CC) nas strings fotovoltaicas chegam até 1500V, tornando esse tipo de instalação um perigo à vida em casos de incêndio ou enchentes, por exemplo.
É aí que entra em jogo o Rapid Shutdown (RSD), uma função de desligamento rápido com o intuito de reduzir a tensão em todo o conjunto de módulos a um nível seguro. O RSD é um módulo eletrônico de potência, que deve ser instalado na parte traseira dos módulos e que pode reduzir a um nível seguro e/ou até mesmo desligar a saída de tensão em todo o sistema.
A norma ABNT NBR 17193:2025 indica que todo o circuito CC do sistema fotovoltaico e o circuito de saída CA dentro do limite do arranjo devem ter tensão controlada pelo RSD, e que após o acionamento do botão de desligamento rápido, em até 30 segundos o sistema deve reduzir sua tensão para 120V. Já os circuitos CC fora do limite do arranjo devem reduzir sua tensão para até 60V em até 30 segundos após o acionamento do RSD.
Com o uso da função RSD, podemos mitigar os riscos relacionados à vida, facilitando manutenções e garantindo as condições de resgate e segurança para a atuação dos bombeiros em um caso de incêndio.
Texto escrito por: Vinícius Pellizzon