Apesar de ser uma área bastante difundida no mercado brasileiro, o setor fotovoltaico ainda apresenta alguns pontos importantes, mas pouco discutidos. E um deles, é em relação aos componentes do sistema fotovoltaico em si, como por exemplo as tecnologias empregadas em tais insumos, que com certeza faz a diferença em um projeto. Um grande exemplo a se comentar, é em relação aos busbars presentes dos módulos fotovoltaicos. Você sabe o que são e qual a sua principal função? Vamos discutir brevemente no artigo a seguir.
Para ser explicado de forma clara e simplificada, busbars são os barramentos metálicos que interligam as células fotovoltaicas de um módulo, sendo elas as responsáveis pela transmissão do fluxo de elétrons (corrente elétrica) de um ponto a outro. Sua composição é feita por condutores de cobre com uma fina camada de prata, para oferecer um melhor desempenho na condutividade e também para evitar a oxidação.
Representação do fluxo de elétrons passando pelos busbars de uma célula fotovoltaica.
Pelo fato dos busbars serem responsáveis pela transmissão da corrente elétrica do módulo fotovoltaico, ele também está diretamente vinculado a eficiência do sistema. As maiores perdas de potência em uma conversão de energia, é são por consequência do aquecimento ou até mesmo por conta da resistividade de componentes (como a resistência do próprio condutor, por exemplo).
Foi pensando neste fenômeno que as empresas do ramo fotovoltaico aprimoraram seus produtos a fim de reduzir os tais impactos, e a tecnologia busbar vêm se aprimorando cada vez mais.
Os primeiros modelos de módulos fotovoltaicos desenvolvidos eram normalmente compostos por 02 busbars, isso por conta da potência de geração do painel (que era consideravelmente menor do que as encontradas atualmente). Atualmente, já podemos contar com módulos de 05 busbars (modelo padrão atualmente), e até mesmo módulos com mais de 11 (MBB – multibusbar), visando justamente um melhor desempenho e eficiência de geração.
Painel com tecnologia busbar padrão. Fonte: Datasheet painel Yingli - YLM 72 CELL HSF SMART
Painel com tecnologia multibusbar (MBB). Fonte: Datasheet painel Yingli - YGE 60 CELL SERIES 2
Pelo fato de a quantidade de busbar estar diretamente ligada a eficiência do módulo fotovoltaico, ele pode ser um grande aliado comercial. Um módulo com maior número de busbar oferece uma melhor eficiência energética no processo de transporte de corrente, e também trabalha com temperatura reduzida comparada aos módulos convencionais.
Lembrando que, quanto maior o conhecimento do produto a ser comercializado, maior será a confiança repassada ao seu cliente. Esse assunto por exemplo, por mais simples que seja, é com certeza um fator importante a ser comentado, discutido e mencionado em propostas comerciais.
Gostou do assunto de hoje? Ainda possui alguma dúvida em relação a este tema? Entre em contato com um de nossos consultores. Estamos à disposição para ajudá-lo.
Autor: Vinícius César de Campos – Engenheiro Eletricista