O primeiro contato direto do cliente final com o sistema fotovoltaico adquirido será somente após a instalação, quando o inversor estiver com o monitoramento configurado. Dessa forma, muitos clientes acabam criando uma rotina para acompanhar a geração diariamente, verificando se o investimento feito está valendo a pena.
Por isso, embora seja algo relativamente simples, os clientes finais exigem que a configuração do inversor à internet seja feita o quanto antes, para que não perca nenhum momento sequer o acompanhamento da geração. E é por isso que esse tema é tão impactante (apesar de simples) e pode ditar a satisfação e feedback do cliente. Se o monitoramento não estiver funcionando, pode-se ter certeza de que o humor do cliente também não estará dos melhores.
O monitoramento do inversor pela internet possibilita a verificação do status do inversor, se está apresentando algum alarme ou falha. Além disso, um dos principais motivos para manter o inversor fotovoltaico sempre monitorado é o envio das informações para o aplicativo do cliente, garantindo que a quantidade de energia gerada esteja devidamente registrada no sistema.
A instabilidade da internet nos equipamentos pode fazer com que a conexão seja perdida por alguns dias. Dessa forma, alguns inversores não conseguem armazenar o valor gerado nesse período para enviar ao monitoramento posteriormente. Assim, pode haver uma diferença entre o que o inversor gerou de fato e o que aparece no aplicativo do cliente.
Quando isso acontece, é comum os clientes finais irem até você, integrador, e alegarem que o sistema não está gerando o que foi prometido. Tentar explicar para o cliente que o equipamento está gerando sim e que é apenas uma questão da conectividade da internet pode gerar um desgaste desnecessário. Por isso, é tão importante garantir que o inversor esteja sempre monitorado e conectado à internet. E é justamente esse o tema do post da semana que vem: 'Como garantir uma boa conexão de internet nos inversores'. Até lá!
Texto escrito por: Arthur Turra