No post anterior, falamos sobre a importância de manter o sistema fotovoltaico monitorado, ou seja, conectado à internet. E no post de hoje, vamos abordar alguns fatores que contribuem para que essa conexão seja bem-sucedida e estável!
Qualidade do sinal
O primeiro ponto a se atentar é a qualidade do sinal de internet que deve chegar ao inversor. Infelizmente, as antenas (dataloggers) dos inversores não são tão potentes. Assim, mesmo que o smartphone identifique o sinal de internet do cliente, não significa que os inversores conseguirão captá-lo com a qualidade desejável. Por isso, é sempre recomendado colocar um repetidor de sinal de internet próximo ao inversor. Muitas vezes, o modem de internet do cliente fica dentro da residência enquanto o inversor está localizado mais distante, como nos fundos. Ao informar previamente seu cliente sobre isso, ele pode providenciar o repetidor de sinal antes da instalação, garantindo que tudo esteja configurado corretamente ao final da obra.
Nome e senha da rede
Um dos principais fatores que causam falhas na conexão é o nome e a senha da rede do cliente. Geralmente, os nomes padrão que as provedoras de internet colocam nos modems contêm traços, pontos e espaços. Todos esses elementos (caracteres especiais) podem fazer com que a antena do inversor não consiga ler as informações da rede, resultando em uma falha de conexão. Portanto, é recomendável avisar seu cliente com antecedência para que ele ajuste o nome e a senha da rede.
Tipo da rede
Outra questão semelhante à anterior é em relação ao tipo de rede. Atualmente, muitos modems de internet estão disponibilizando dois tipos de redes: uma 5G e outra mais convencional, 2.4G. É importante saber que a maioria dos loggers não se conecta a redes 5G, apenas àquelas de 2.4G. Portanto, é essencial verificar essa questão com o cliente antes de fazer a conexão.
Porta do modem
Quando todos esses pontos anteriores estão dentro dos parâmetros aceitos pelo inversor, resta uma última questão: a porta do modem. Essas 'portas' são endereços que algumas provedoras usam para controlar o fluxo de informações. Caso o logger utilize uma porta que esteja bloqueada, as informações não conseguem ser enviadas à internet. Portanto, é necessário entrar em contato com a operadora e solicitar a liberação da porta do modem necessária para o inversor. Cada marca de inversor tem uma porta específica. Em casos assim, conte conosco para obter essa informação e não hesite em contatar nosso suporte técnico para auxílio!
Texto escrito por: Arthur Turra