O Projeto PPP para Usinas Fotovoltaicas foi aprovado pela Segov-MS (Secretaria Estadual de Gestão Estratégica) com o objetivo de trazer investimentos privados para a rede elétrica do estado. O projeto está em avaliação desde 2019 e agora está pronto para avançar.
A parceria entre os setores público e privado ajudará a financiar, construir e operar novas usinas fotovoltaicas em todo o Mato Grosso do Sul. Isso levará ao aumento da produção de energia renovável no estado, ajudando a atingir as metas do Acordo Climático de Paris.
Dessa forma, o projeto foi aprovado com base em um relatório de avaliação que mostrou os benefícios potenciais da parceria. O secretário Eduardo Rocha, que é o presidente do conselho, acredita que essa parceria será benéfica para os parceiros do setor público e privado envolvidos.
Ele também afirmou que as usinas fotovoltaicas são uma parte fundamental da matriz energética do Brasil e este projeto ajudará a desenvolver ainda mais esse importante recurso renovável.
O projeto terá capacidade instalada de 50 MW e será localizado no município de Sidrolândia. O contratante é responsável pelo financiamento, construção, operação e manutenção da usina. Após 25 anos de operação, a propriedade da instalação será transferida para a Segov-MS.