O município de Guabiruba, que fica em Santa Catarina, instalou recentemente painéis solares em um ponto de ônibus de modo a permitir que os passageiros possam carregar o celular enquanto esperam o transporte. A ideia surgiu após o prefeito da cidade fazer uma viagem à Alemanha, para conhecer a origem dos habitantes da cidade.
Segundo a prefeitura da cidade, os pontos de ônibus serão leiloados, de modo a arrecadar mais fundos. Assim, as empresas poderão comprar um espaço publicitário na lateral dos pontos, e o dinheiro arrecadado pela prefeitura será utilizado para comprar mais pontos. Essa compra de espaço publicitário também permitirá que o projeto de instalação de mais painéis seja financiado pela iniciativa privada.
De acordo com o prefeito, a ideia é que nos próximos meses mais pontos de ônibus já estejam com as placas instaladas. Para isso, será necessário criar parcerias com mais empresas para que sejam reduzidos os gastos dos cofres públicos.
Segundo Cavichiolo, atual secretário de planejamento do município, a ideia do projeto surgiu para proporcionar maior conforto à população, de modo que os pontos sejam padronizados e cada vez mais pessoas passem a utilizar transporte público ao invés de carros. Em longo prazo, o projeto será benéfico tanto às pessoas quanto ao meio ambiente.
Por mais que a prefeitura esteja tentando modernizar os pontos com uma tecnologia limpa, de acordo com os próprios moradores, a cidade tem escassez de transportes e horários. Segundo estudantes do Instituto Federal Catarinense de Brusque, muitos chegam atrasados nas aulas de Ensino Médio e Ensino Superior por causa dos atrasos dos ônibus.
Para evitar atrasos, os estudantes precisam sair mais cedo de casa, em torno de duas horas mais cedo. E após a pandemia causada pelo novo Coronavírus, os horários dos ônibus ficaram ainda mais escassos.
As empresas que quiserem instalar painéis solares nos pontos de ônibus até o final de 2022 não deverão arcar com tributo de ICMS sobre tudo o que for produzido até 2045, por causa do novo Marco Legal. Este é o momento ideal para que as prefeituras invistam em energia solar.