Iniciaram-se as obras do complexo solar em Flores, um município do Sertão de Pernambuco. A previsão para a finalização das obras é para março de 2023, e a construção fez com que empresas da região fechassem parcerias. É o caso de Kroma e Elétron Energy. O parque de energia solar será o local para as usinas São Pedro e São Paulo, que juntas têm capacidade de 101 MWp.
Inicialmente as empresas sócias eram a Equinor e Scatec, ambas da Noruega. A previsão para as obras ficarem prontas eram para 2022, mas como o início atrasou, passou para 2023. Quando o complexo for finalizado, vai atender em média 30% da contratação regulada, que diz respeito ao mercado cativo.
Já os 70% restantes serão destinados a outro ambiente: o mercado livre de energia. A energia gerada pelo novo complexo deve ser suficiente para que todo o Sertão de Pajeú seja atendido. Essa região tem em média 150 mil residências. Existem também estimativas para que sejam gerados por ano 215 GWh de energia. A cidade consome uma média de 207 GWh de energia por ano.
O total investido será de R$ 340 milhões, sendo que haverá um financiamento de R$ 218 milhões por parte do BNB. A primeira empresa a comercializar energia no Nordeste é a Kroma, sendo que é uma referência na área.