A previsão feita pela Bernreuter Research, um analista de mercado, indica que cerca de 600 a 660 GW de capacidade de energia solar fotovoltaica serão instalados em 2024. Esse aumento deve-se principalmente à redução dos preços dos módulos fotovoltaicos, o que está incentivando o mercado e, consequentemente, aumentando a demanda por instalações
Este número foi baseado nas seis principais fabricantes de módulos, sendo elas: JinkoSolar, LONGi, Trina, JA Solar, Tongwei e Canadian Solar. Espera-se que haja um aumento no fornecimento de mais de 40% em relação ao ano de 2023, o qual registrou-se 447 GW instalados. Comparado com o ano de 2022, o crescimento é ainda mais expressivo, passando de 239 GW para 660 GW, representando uma evolução de mais de 270%.
Esta previsão se baseia principalmente na queda dos preços dos módulos. No entanto, essa busca incessante por preços cada vez menores e volumes de produção cada vez maiores podem eventualmente se transformar em uma crise no setor, ao tornar a capacidade de produção muito maior do que a procura de mercado.
Tendo em vista essa dependência nos preços baixos e aliado à alta disponibilidade no mercado, surge a questão de se fabricantes e empresas menores terão a capacidade de continuarem em operação.
Johannes Bernreuter, chefe da Bernreuter Research, afirma que, a partir do momento em que as empresas de módulos identificarem que essa guerra de preços chegou ao fim, a demanda aumentará, tornando o setor mais saudável.
A Edeltec já faz parte dessa expansão. Acesse a nossa plataforma para realizar cotações com módulos Jinko e forneça uma das principais marcas do mercado!
Fonte: https://www.pv-tech.org/660gw-solar-pv-deployments-expected-in-2024-bernreuter/
Texto escrito por: Arthur Turra