Mais uma obra realizada pelo atual Governo Federal tem beneficiado populações em condições delicadas. A Codevasf promoveu a instalação de 51 poços em Pernambuco. Todos eles são movidos por meio da força gerada pela energia solar.
Os poços foram instalados no início de 2022, e têm como objetivo assegurar que os agricultores locais tenham acesso à água de alta qualidade mesmo em períodos desfavoráveis de estiagem. Segundo a Codevasf, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão para que os poços pudessem ser perfurados.
Além disso, foram mais de 33 municípios beneficiados e 600 mil pessoas que de alguma forma se beneficiaram com o acesso à água por parte dos agricultores. Confira a seguir todas as cidades:
Palmares
Água Preta
Catende
Chã de Alegria
Betânia
Bonito
Santa Maria da Boa Vista
Vitória do Santo Antão
Triunfo
Verdejante
Tupanatinga
Arcoverde
Carnaubeira da Penha
Brejo de Madre de Deus
Cedro
Buíque
Pedra
Cabrobó
Machados
Lagoa do Itaenga
Ibimirim
Orocó
Pesqueira
Palmeirina
São Lourenço da Mata
Solidão
Santa Terezinha
Serrita
Sertânia
Panelas
São Bento do Una
A iniciativa surgiu em 2019, e o Governo Federal já ajudou mais de 1 milhão de pessoas a terem acesso à água com poços instalados em estados do Nordeste e Sudeste (MG).
Os poços funcionam com um motor movido à energia solar, sendo que os painéis produzem a energia necessária para movimentar as bombas. Como os kits solares são alimentados pelas placas, possibilita que mesmo em áreas de difícil acesso a população tenha acesso à água. Além do mais, é muito comum que no setor agropecuário seja necessário transportar a água a distâncias longas dos poços. A energia solar foi a maneira mais prática e econômica encontrada para resolver o problema.